Coluna OcasionaisConceituAdíssimoEventosSociedade

Sobre o Dia do Aviador, da Força Aérea Brasileira e da entrega da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico

A celebração do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira teve lugar na noite de segunda-feira (23/10) nas instalações do Clube da Aeronáutica de Brasília. “Das Origens ao Espaço” foi o tema central da cerimônia que marcou a homenagem ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira (FAB)  também deu espaço à tradicional entrega da Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) a 146 personalidades civis e militares.

 

A cerimônia teve a ilustre presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, o Ministro Luís Roberto Barroso, do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, bem como do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Além disso, estiveram presentes embaixadores, ministros de estado e os comandantes da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, respectivamente. A cerimônia também contou com a presença de ex-comandantes da Força Aérea Brasileira, membros do Alto-Comando da Aeronáutica, oficiais-generais e diversas outras autoridades.

O Comandante da Aeronáutica enfatizou que o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira representa uma oportunidade única para celebrar o legado de coragem, patriotismo e dedicação deixado pelo Pai da Aviação. Ele destacou: “Continuemos, portanto, sem desanimar, construindo a cada dia uma Força Aeroespacial moderna e dissuasória, que, ao ocupar seu lugar de destaque no cenário internacional, reforça nosso compromisso com a inovação e a defesa nacional, desde o início das hélices do 14-Bis, passando pelo rugido das turbinas do KC-30, KC-390 Millennium e F-39 Gripen, até as fronteiras do espaço sideral, onde um futuro promissor se descortina, reafirmando que o céu não é mais o limite, mas apenas o começo.”

O Comandante de Linha Aérea, Fábio Carlos Uchoa Sales Ribeiro – um de nossos entrevistados como Homem de Vitórias – que também foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, enfatizou a importância de homenagear Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação, no Dia do Aviador, e parabenizou a Força Aérea Brasileira e todos os homenageados presentes.

 

O Homem de Vitórias – Comandante de Linha Aérea, Fábio Carlos Uchoa Sales Ribeiro

Tributo a Alberto Santos Dumont

A cerimônia também prestou uma homenagem especial ao 150º aniversário do nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. Durante o evento, foi apresentado um “Monólogo de Dumont”, interpretado pelo Sargento Amílcar Messias Acrizio, no qual as realizações e inovações do ilustre inventor, desde o Balão Brasil até o voo histórico do 14-Bis em 23 de outubro de 1906, foram narradas em detalhes.

Condecorações às Organizações Militares

Estandartes de várias Organizações Militares foram agraciados com condecorações durante a cerimônia, incluindo a Diretoria Geral de Navegação da Marinha do Brasil (DGN), o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro (DCT), o Hospital das Forças Armadas (HFA), a Base Aérea de Porto Velho (BAPV), o Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA) e o Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA) – Esquadrão Pioneiro.

 

Homenagem à Operação Voltando em Paz

A cerimônia também prestou homenagem às organizações que participaram da Operação Voltando em Paz, conduzida pelo Governo Federal e que marcou a maior ação de repatriação da história do Brasil, realizada em um cenário de guerra. O primeiro voo de repatriação partiu de Tel Aviv em 10/10, com destino a Brasília, e chegou ao Brasil nas primeiras horas de 11/10. Mais de 1.400 brasileiros já foram repatriados, e a FAB continua pronta para atender às necessidades nacionais.

 

Participação Especial do Maestro João Carlos Martins

Uma novidade notável no evento deste ano foi a participação inédita do Maestro João Carlos Martins, um ícone da música brasileira que é reconhecido como um dos maiores intérpretes de Bach do século XX e um dos maiores pianistas do mundo. O maestro teve a honra de reger o Hino dos Aviadores no Dia do Aviador e foi um dos agraciados com a OMA no Grau Comendador.

Orquestra Sinfônica da FAB

A Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) foi responsável por acompanhar toda a cerimônia, proporcionando uma trilha sonora que incluiu músicas como “Top Gun,” “The Aviator,” “Uma Odisseia no Espaço,” “Somewhere Over the Rainbow” e outros sucessos.

O Hino dos Aviadores foi interpretado pelo dueto formado pelo Sargento Castro e Sargento Viviane, acompanhados por arranjos instrumentais da OSFAB. Durante essa performance, o público teve a oportunidade de apreciar um vídeo relacionado ao Hino dos Aviadores.

Entrega da Medalha da OMA

A Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico é uma distinção concedida a militares da Força Aérea Brasileira que se destacaram por seus notáveis serviços ao país ou por suas contribuições excepcionais em suas profissões. Ela também é concedida a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que receberam reconhecimento pela nação brasileira, bem como a cidadãos brasileiros e estrangeiros que se destacaram em suas áreas de atuação em prol da pátria. Corporações militares, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes também podem ser homenageados por suas notáveis ações que recomendam o reconhecimento da nação brasileira, em particular, da Aeronáutica.

Data Significativa

O dia 23 de outubro foi escolhido como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira devido à data em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo bem-sucedido com o 14-Bis, uma das primeiras aeronaves mais pesadas que o ar. Esse evento histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, no dia 23 de outubro de 1906, quando Santos Dumont voou por 60 metros em sete segundos, a uma altitude de dois metros do solo, diante de uma plateia de mais de mil espectadores e a Comissão Oficial do Aeroclube da França.

 

Fotos: Suboficial Manfrim e Sargentos Müller Marin, Mônica, Viegas e Vanessa Sonaly

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios