Coluna OcasionaisDestaqueEspeciais ConceituAdo

A arte pode influenciar seu desempenho no trabalho

A arte dá sentido às nossas vidas e nos ajuda a compreender o nosso mundo. Ela é – mesmo que a muitos não percebam conscientemente – uma parte essencial de nossa cultura porque ela nos permite ter compreensão mais profunda de nossas emoções e aumento de nossa autoconsciência através de novas ideias e experiências. Desde a antiguidade, ela registrava a história, a cultura, os sentimentos e as convicções da humanidade dentro de determinado tempo. Por isso, ela sempre foi vista como um instrumento de reflexão e transformação da nossa maneira de pensar e entender o mundo. Na verdade, a arte é intimamente ligada à história e à evolução do ser humano, tanto que as expressões artísticas mais antigas da qual temos notícia são as pinturas rupestres do homem pré-histórico. Com o passar do tempo, no entanto, essas manifestações evoluíram, dando origem às artes que conhecemos atualmente e que ainda é utilizada como forma de expressão humana. As obras produzidas por uma artista podem transformar o dia de quem entra em contato com ela; exponha-se mais às artes, então! Veja quatro maneiras de como a arte pode lhe trazer benefícios!

 

 

A arte ajuda você a ser mais produtivo

Adicionar arte ao ambiente de trabalho pode gerar muito bem-estar e assim incontáveis benefícios. Por exemplo, se tirarmos proveito da psicologia das cores, especialmente em espaços amplamente neutros, podemos influenciar no humor e produção. A paleta costeira – com seus vários tons de azul e alguns verdes – é ótima para um espaço de trabalho produtivo. Ela estimula o cérebro a focar melhor nas tarefas à mão. Cores como coral e laranja têm mais energia – algo que você pode estar procurando se precisar de mais estímulo e criatividade em seu trabalho. Podemos aprender sobre isso no livro “A Psicologia das Cores: Como as Cores Afetam a Emoção e a Razão” de 2012, escrito por Eva Heller e traduzido por Maria Lúcia Lopes da Silva.

 

A arte pode reduzir o estresse

Aldemir Martins, pintor e desenhista cearense | CCQ
“Gatos” por Aldemir Martins

Olhar para uma obra de arte aciona várias áreas do cérebro, incluindo os centros de prazer, recompensa e emoções. Um estudo descobriu que imagens da natureza, em particular, estão ligadas a níveis mais baixos de estresse no local de trabalho, e os entrevistados em um estudo disseram que a arte do escritório reduziu visivelmente o estresse e fez as pessoas se sentirem mais felizes. [SAGE Journals: Anger and Stress: The Role of Landscape Posters in an Office Setting Byoung-Suk Kweon, Roger S. Ulrich, Verrick D. Walker]

Estas imagens da natureza remetem á infância, aos sentimentos mais puros e calmos, à pessoas que amamos – e que talvez não estejam mais por perto, à locais especiais onde sonhamos, choramos, fizemos planos, recordamos, caímos com esperanças de levantar mais adiante, amamos, ou simplesmente vemos ilustrados algo diferente das realidades duras, inflexíveis e acinzentadas do presente. A arte nos faz viajar sem gastar tempo e dinheiro – isso é impagável – e relaxante!

 

“Belchior” de Mano Alencar, 2021

 

UM TOQUE DE VIDA REAL – Minha Tia Hilda me fazia dormir à tarde cantarolando pra mim e me balançando em uma rede em uma sala de nossa casa que tinha uma tapeçaria com mercadores em Veneza. Muitas vezes ela caia no sono, a rede parava, mas minha mente continuava a conjecturar sobre aquela cena em minha frente. E eu me perguntava quem aqueles homens eram, o que vendiam, de onde vinham, qual seria seu próximo destino. Muitas vezes eu descansava sem nem mesmo fechar os olhos deitado ali com Tia Hilda ao meu lado. O stress de uma criança de 7 anos causado pelo prolongado balançar de rede com o intento de me fazer dormir um pouco à tarde era aliviado pelo fato de meu pai ter estrategicamente espalhado quadros em toda a casa com fins decorativos, educativos e psicológicos. E eis que tudo funcionou perfeitamente – até para a Tia Hilda, que acordava descansadíssima também!

 

 

A arte pode melhorar seu humor

Big Hug, Sculpture by Romero Britto | Artmajeur
“Grande abraço”, escultura, de Romero Britto, 2010

A ideia do abraço tem sido reproduzido de varias formas por diversos artistas com vários intuitos. O artista plástico pernambucano Romero Britto, usou suas cores e estilo para perpetuar uma onda de abraços que definitivamente tem cativado e inspirador pessoal, artística e emocionalmente a muitos. Seus traços são expansivos, seus desenhos têm feições entusiasmadas, cores vibrantes e seus desenhos são aplicação em materiais diversos. Em sua arte, vemos o cubismo – representado na deformação da anatomia humana ou animal – e a Arte Pop, com peças que se aproximam da linguagem publicitária, com cores fortes e mensagens que podem ser captadas de maneira imediata. O próprio artista justifica esta escolha por querer transmitir alegria por meio de seus trabalhos. Ele alega também ter criado seus quadros para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego, tanto é que suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”.

A arte ajuda a prevenir a fadiga ocular

Trabalhar ao computador o dia todo pode causar fadiga ocular. Adicionar arte ao seu espaço de trabalho incentiva seus olhos a fazer uma pausa na tela – é como se fosse uma janela para a vida. Concentrar-se em diferentes superfícies e distâncias também ajuda a aliviar a tensão; portanto, você não deve apenas adicionar arte adjacente à tela, mas também em outras áreas, ao seu redor. Torne-as visualmente interessantes, incorpore quadros, gravuras ou pequenas impressões de arte emolduradas em sua área de trabalho – até mesmo em casa! Isso fará com que seus olhos possam achar descanso fora da tela e sua mente se envolva em outras ideias e relaxe, preparando-se melhor, assim, para a tarefa original.

Dica de milhões – Você encontrará ótimos presentes na @galeriaculturarte. O Natal está chegando. Novamente somos conduzidos ou inspirados a presentear aqueles que amamos e aqueles que queremos tocar. Espero que as dicas acima possam abrir seus olhos para outras possibilidades de presentear e se perpetuar na mente e no coração de quem você presenteou! Boas compras!

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios