Coluna OcasionaisDestaqueEventosSaúde & Bem Estar

Encontro Nacional de Praticantes de Agricultura Natural – Nordeste 2022

A Igreja Messiânica Mundial do Brasil, por intermédio da Divisão de Expansão − Secretaria da Horta Caseira, promove a 4° edição do Encontro Nacional de Praticantes de Agricultura Natural 2022 – em Fortaleza, Ceará. O encontro acontece do dia 26 ao 28 de agosto de 2022 na cidade de Fortaleza – com uma experiência inédita: uma visita guiada aos Polos de Baturité e Capistrano.

O Encontro abordará os temas:

  1. Desenvolvimento e implementação da Agricultura Natural
  2. Belo no dia a dia,
  3. Atividades práticas

“A Verdade é o caminho, o Bem é a ação e o Belo é o sentimento. Desejo, ardentemente, que todos os cultivem.”

Meishu-Sama

O evento foi desenvolvido para os:

  • Coordenadores de Horta;
  • Auxiliares de coordenação;
  • Responsáveis de horta;
  • Multiplicadores;
  • Praticantes e simpatizantes da Agricultura Natural.

PALESTRANTES CONVIDADOS

  • Reverendo Francisco Antônio Trianon de Souza – Responsável regional da expansão Messiânica dos Estados do Nordeste.
  • Ministro Erisson Thompson de Lima Junior – Professor da Academia Ikebana Sanguetsu.
  • Ministro Hiroshi Ota – Responsável do setor de Agricultura e Paisagismo no Solo Sagrado de Guarapiranga – São Paulo.
  • Ministro Anderson Murilo de Lima – Professor da Faculdade Messiânica – pesquisador em Agricultura Natural.
  • Ministro Carlos Daniel de Souza Rodrigues – Gestor da Secretária de Horta Caseira.

 

IMPORTANTE

  • A vestimenta para os dias 26 e 28 deve ser formal.
  • Para o dia 27, sugerimos trajes informais, para melhor desenvolvimento das atividades no campo. Aconselha-se o uso de tênis confortáveis.

Benefícios

O praticante descobrirá que a alimentação vai além de ingerir alimentos: abrange a integração e o respeito pela natureza, bem como a espiritualidade e o relacionamento familiar. Ele aprenderá conceitos básicos sobre alimento natural, nutrição, horta e consumo consciente.

POLOS DE AGRICULTURA NATURAL

Em 2020, a partir da ideia de criar um Polo de Agricultura Natural, no Ceará, a ministra Vânia Maria Silvestre de Castro, responsável pelo Johrei Center Baturité e autora do projeto, com o apoio de missionários, começaram uma procura por um terreno ideal para a prática da Agricultura Natural. Magno Sales Ferreira, responsável pelo setor de Agricultura Natural e horta caseira do Johrei Center Baturité, e sua esposa, Deusivânia Firmino de Oliveira, ofereceram 2 hectares de terra para o início da prática da Agricultura Natural, na região.

Junto à Prefeitura de Capistrano, conseguiu-se a perfuração de um poço profundo, com uma vazão de sete mil litros por hora. Construiu-se, também, um reservatório que receberá água para irrigar a horta no período de estiagem. Uma parte do terreno é usada para o plantio de hortaliças; outra, para o de leguminosas e tubérculos, e uma terceira, para um pequeno pomar. A inauguração do Polo de Agricultura Natural ocorreu no dia 5 de janeiro de 2020.

Grupos de praticantes e simpatizantes reuniram folhas secas na mata para compostagem, construíram canteiros canteiros e plantaram uma pequena área com feijão e quiabo, inicialmente. Conseguiram comprar, também, a bomba e o encanamento necessários à irrigação do terreno. Além disso, há dois projetos de horta caseira em duas escolas. Um, nas Redes Salesianas, na cidade de Baturité, que já faz parte da grade curricular da escola; e outro, na Zona Rural, em uma escola municipal de Capistrano. O projeto em Capistrano já está dando frutos. Os missionários conseguiram um terreno na cidade de Aracoiaba, que está sendo utilizado para a formação de um novo Polo de Agricultura Natural.

 

O BELO – A Ikebana Sanguetsu

“O que propomos aqui é o cultivo e distribuição das flores – excelente forma de propagação do Belo. E isso consiste em ornamentar com flores não só residências, mas outros locais. (…) Nosso objetivo é adornar com elas todos os lugares e classes sociais, colocando-as à vista de qualquer pessoa.” (Trechos do Ensinamento “Campanha de formação do Paraíso por meio das flores”)

 

A Ikebana é a arte japonesa de composições florais. A Ikebana do estilo Sanguetsu (Montanha e Lua), serve não somente para adornar o ambiente, mas acima de tudo para equilibrar a mente acalmar os sentimentos e enobrecer o carácter tanto da pessoa que compõe como da que o aprecia.

O seu aprendizado não depende de uma habilidade peculiar, mas sim do sentimento com que é praticada. A Ikebana, já existia na Índia e na China por volta do século VI mas a sua grande expansão deu-se dentro de um ambiente religioso no Japão nos séculos XIV e XV. É uma arte que se liga à meditação, sendo usada pelos Samurais antes de irem para as batalhas, para se concentrarem e manterem o autocontrolo. A sua prática, ensina-nos a eliminar as coisas supérfluas, não só no arranjo floral, como também na nossa mente, consequentemente, aumenta a nossa capacidade de síntese. Deste modo ela aumenta também a criatividade, a harmonia e diminui o stress. Mesmo usando o mesmo material, é infinita a possibilidade de composições que podem ser observadas pelos participantes das aulas. Isto por que cada composição reflete a personalidade e estado de espírito da pessoa que a realiza.

 

May be an image of text

Igreja Messiânica Mundial do Brasil – Fortaleza
Rua Marcos Macedo, Nº 901, Aldeota

(85) 3308-3150   @immb.fortaleza

SERVIÇO

Encontro Nacional de Praticantes de Agricultura Natural – Nordeste 2022
Hotel Praia Centro
Av. Monsenhor Tabosa, 740
Praia de Iracema
Fortaleza, Ceará – Brasil
Horário: 10:30min

Inscrições para o Evento com o Ministro Matheus Gomes (85) 99988.0415. As vagas são limitadas. 

 

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios