Coluna OcasionaisDestaqueEconomia & NegóciosMercado & Marketing

200 anos de café de sombra em Baturité

 

Café – História – Aventura – Turismo – Economia – Beleza – Inovação – Sustentabilidade

Pouco mais de 100 km separam Fortaleza do Maciço de Baturité, que abriga a mais extensa Área de Proteção Ambiental (APA) do Estado do Ceará, com 32.690 hectares. Ali, a produção de café vem desde 1820, quando as primeiras mudas foram plantadas pelas mãos do fazendeiro Manoel Felipe Castelo Branco. O produto se adaptou bem ao solo por causa da altitude e do clima mais ameno – as cidades localizadas no alto da serra se encontram entre 800 m e 900 m acima do nível do mar; o ponto mais alto, o pico Alto, em Guaramiranga, chega a 1.100 m. De dia, a temperatura fica perto dos 20°C e à noite, pode chegar a 16 °C.

 

Neste contexto – e cercado de mata por todos os lados – tudo é um convite a aventurar-se pela natureza, explorando paisagens, cachoeiras, trilhas, sons, cheiros, sabores e cores.

O Dia Mundial do Café se comemora no dia 14 de abril. Esta foi a data escolhida pela para a inauguração do primeiro Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará e lançamento de um selo comemorativo aos 200 anos da presença do café na Serra de Baturité. O objetivo do Centro e do Selo é desenvolver um ambiente de inovação, visando a divulgação e revitalização do café de sombra, suporte aos cafeicultores, promoção do turismo e desenvolvimento econômico da região. O Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará fica localizado na CE 356, na Zona Rural de Baturité. As visitas ao Centro podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações: (85) 33471570.

A iniciativa é da Prefeitura de Baturité, do Sebrae-CE e da Associação Comunitária União Serrana do Uirapuru. O Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará é um espaço aberto à visitação, onde é possível vivenciar aprender sobre o processo de revitalização do café, a importância dos bancos de mudas, a essência dos cafés especiais e os benefícios do cultivo do café de sombra. No local é possível degustar o café plantado e produzido na região.

Selo 200 anos

Em 2022, a Serra de Baturité comemora 200 anos de presença do café em seu território, uma história que tem trazido pessoas, divisas, desenvolvimento e tem mudado os rumos da região. O Selo Comemorativo de 200 Anos marca um momento muito especial em que prevalece a revitalização do plantio sustentável associado ao turismo, o fortalecimento desses grãos no mercado do café especial e a consolidação de municípios da Serra de Baturité.

Sítio São Luís, em Pacoti, by Márcio Alves

 

Arábica

Conforme as informações do Sebrae CE, o café colhido nessa região é puro, 100% arábica, e produzido por pequenos agricultores de forma tradicional e artesanal. Os proprietários ainda conseguem manter tradições e o patrimônio cultural vivos na narrativa dos antigos fazendeiros nas casas igualmente centenárias, no café coado, no jeito de ser dessa gente do interior, cheia de sabedoria e poesia.

Café de Sombra

Você já ouviu o termo “Café Sombreado” ou “Café de Sombra”? É o nome que se dá a um tipo de café cultivado literalmente à sombra da mata. quando os produtores assim o fazem, o café fica protegido dos raios intensos do sol e permitem que o solo permaneça rico em nutrientes. Essa forma de cultivo vem tornando os cafezais da Região do Maciço de Baturité mais produtivos e livres de produtos químicos. Assim, a forma sustentável de produzir café no Maciço é capaz de gerar, ao mesmo tempo, preservação ambiental, emprego e renda.

Outra característica é que o cultivo do café se dá à sombra de ingazeiras, uma das árvores responsáveis por sombrear os cafezais de Baturité. A árvore ajuda no processo de cultivo, pois seu fruto, o ingá, atrai a broca, praga considerada a maior inimiga do café, desviando-o dos brotos de café. A existência de tais árvores, porém, é fruto de um grande trabalho de replantio, segundo o historiador Levi Jucá.

 

CONHEÇA BATURITÉ

(click nos links abaixo das imagens)

 

CONHEÇA MULUNGU

(click nos links abaixo das imagens)

CACHOEIRA REDONDA

 

 

E para sabermos de tudo isso, olha o que as empreendedoras Baturité e Mulungu, juntas com o Sebrae e a assessoria de imprensa de Juciana Gurgel compilaram para a imprensa durante este final de semana.

PROGRAMAÇÃO BATURITÉ
SEXTA Julho 29

7h SAÍDA DE FORTALEZA
Acompanhamento com Guia Turístico do Maciço de Baturité

9h CHECK IN HOTEL COLONIAL
Café da Manhã de Boas vindas

10h Visita Memorial Irmã Clemência

11h Passeio de Jardineira pelo Uirapuru e ao Banco de Mudas Das Manas

12h Almoço Restaurante Tempero da Serra Culinária Regional

14h Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará Visita guiada, torra de café e
degustação. Apresentação Projeto Guardiões do Uirapuru.

15h30 Sítio Monte Carmelo Visita guiada, Banco de Mudas de Café, imersão nas
águas do Monte Carmelo , Engenho de Cana e Café do Sítio.

17h30 Retorno Hotel

20h Mosteiro dos Jesuítas
Jantar em Homenagem à Imprensa com Cerimônia de Entrega do Selo Comemorativo 200 Anos
da Presença do Café na Serra de Baturité.

22h Retorno Hotel

PROGRAMAÇÃO MULUNGU
SÁBADO Julho 30

09h Sítio São Roque
Visita guiada e café da manhã.

11h Santa Demolição
Mulungar com visita guiada, apresentação do Projeto Turista, plante sua árvore e
recepção com drink de café

13h Villa Nova Holanda
Mulungar com visita guiada, apresentação do Projeto Educação Ambiental, e almoço

14h às 17h Mulungar no Circuito dos Drinks

17h Pôr do Sol no Monumento Nossa Senhora Aparecida

20h Empório Serrano Cafeteria
Mulungar com petiscos, jantar e música ao vivo

22h Retorno ao Hotel

DOMINGO Julho 31

9h Visita Feira Agroecológica

10h Retorno à Fortaleza

 

No começo do ano

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios