Coluna OcasionaisDestaqueEconomia & NegóciosEventos

FEIRA NACIONAL DO COCO 2022 em Fortaleza – @fenacoco.oficial

A Fenacoco – Feira Nacional do Coco – foi criada para estudar, discutir e promover o fomento da cadeia produtiva do coco para o Brasil e para o mundo. O evento recebe empresários de todo o Brasil e do exterior para obtenção de novos conhecimentos tecnológicos e realização de negócios. A Feira promove o desenvolvimento da cadeia produtiva do coco, no que concerne ao crescimento econômico, social, cultural, turístico e das ações de sustentabilidade do Brasil. A última edição da Fenacoco foi realizada em 2019, em Fortaleza, no Estado do Ceará, e recebeu 822 participantes de 25 estados brasileiros e 6 países.

A Feira Nacional do Coco 2022 debate, discute e analisa todos os parâmetros relativos ao universo do coco no Hotel Praia Centro, nos dias 10, 11 e 12 de agosto de 2022 – em Fortaleza, Ceará.

 

Público-alvo

Produtores, empresários, gestores dos setores público e privado das áreas relacionadas à cultura, produtos, derivados, beneficiamento dos resíduos da casca do coco seco, verde e endocarpo, cooperativas, artesões, ambientalistas, pesquisadores, engenheiros, arquitetos, profissionais, professores, estudantes, imprensa e demais interessados na sustentabilidade dos vários tipos de coco existentes no mundo.

Segundo o Banco do Nordeste, o Brasil é o quinto maior produtor mundial de coco, com a participação de 4,5% da produção total. No mercado global, o fruto do coqueiro é destinado, especialmente, à produção de copra, tendo como principais derivados, óleo de coco (62,0%) e farinha de coco (33,1%). O Nordeste continua o maior produtor, com 81,3% da área e 71,2% da produção nacional.

 

A copra é a polpa seca do coco. O nome deriva da palavra em malaiala koppara, que significa “coco seco”. O copaol, ou óleo de coco, extrai-se ralando a copra e fervendo-a depois em água. A copra foi desenvolvida como um produto comercial por mercadores dos mares do sul e da Ásia durante a década de 1860.

 

SUCESSO

Segundo dados do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), os benefícios nutricionais oferecidos pela água de coco podem ser um fator de sucesso no mercado. De acordo com levantamento da entidade, a América Latina tem cinco dos 20 maiores produtores de coco (Brasil, México, República Dominicana, Jamaica e Venezuela) do mundo, sendo que Brasil e o México permaneceram na vanguarda do uso da água de coco envazada, visto que os consumidores a viam como uma alternativa eficiente e mais saudável aos refrigerantes convencionais. Além disso, os recursos naturais são favoráveis para o cultivo. Dentro do país, o Ceará é destaque na produção do fruto. Ele é o segundo maior produtor, perdendo apenas para o estado da Bahia. E vem crescendo em números. Ainda de acordo com o estudo do Etene em 2018 foram colhidos 254 milhões de coco. Já em 2020 esse número passou para 322 milhões. O rendimento de fruto por hectare, que estava em 2018 em 6.631, dois anos depois chegou a marca dos 8.115.

CEARÁ

No Ceará, duas regiões estão focadas na produção de coco: Icapuí e Paraipaba. Em Icapuí, existe produção de polpa de coco para confecção de leite de coco. Já Paraipaba é sede da Dikoko, uma das maiores produtoras de coco do Brasil. O fruto é aproveitado de diversas formas: para a produção de óleo de coco, leite de coco, açúcar de coco, farinha de coco, coco ralado, coco in natura, e a sempre refrescante e saudável água de coco.

Paraipaba, um dos maiores produtores de coco do Brasil, oferece também ao mundo a exuberante e tranquila Praia de Lagoinha.

Segundo dados do IBGE e do Banco do Nordeste, o Brasil é o quinto maior produtor mundial. O coqueiro é cultivado em quase todo o Brasil, cuja área atual (2020) é de 187,5 mil hectares com produção de 1,6 bilhão de frutos. Na região Nordeste, principal produtora nacional, concentram-se 80,9% da área colhida de coco do País e 73,5% de sua produção. O valor da produção nacional de coco foi de R$ 1,15 bilhão, com a participação de 62,6% do Nordeste. No comércio exterior, a Região é a principal exportadora de água de coco (99,5%); no acumulado de janeiro a setembro de 2021, o faturamento foi US$ 22,84 milhões. Em 2020, mesmo com a situação agravada pela crise sanitária, o consumo nacional cresceu 4,6% em relação a 2019, passando a 2,47 milhões de toneladas, revelando a importância dessa atividade e a tendência mundial por bebidas saudáveis.

Em 2020, o Ceará tornou-se o maior produtor de coco do Brasil, com 21,2% da área e 24,7% da
produção nacional. Há uma demanda nacional e internacional em constante ascensão de acordo com Raimundo Dias de Almeida, proprietário da Dikoko, o que certamente gera uma grande expectativa de comercialização desse produto para os próximos anos, resultando no fortalecimento e crescimento da região de plantio.

 

O Ministro da Agricultura de Belize, Sr. Jose Abelardo Mai, que é engenheiro agrônomo, tem imenso interesse em estreitar relações com o Brasil na área do agronegócio.

 

O Ministro da Agricultura, Segurança Alimentar e Empreendimento de Belize, Jose Abelardo Mai, confirmou que comparecerá a Feira Nacional do Coco 2022. Em comunicado a Embaixada do Brasil em Belmopan, capital de Belize, foi informado que o Ministro desembarcará em Fortaleza para participar do evento, com uma delegação de oito empresários, no intuito de se inteirar da logística da produção comercial do produto e adquirir máquinas e equipamentos e promover a indústria do coco daquele país, localizado na América Central.

 

Sobre Belize

Belize é o paraíso dos aventureiros. Lar de antigas ruínas maias e enormes sistemas de cavernas no continente. Por onde se ande, não faltam maravilhas e belezas naturais para experimentar ao visitar a chamada “Jóia da América Central”.

“Great Blue Hole”, uma renomada maravilha natural de Belize tão distinta que é visível do espaço.

Belize é um país localizado na América Central, faz fronteira com o México e a Guatemala, e tem um litoral de 290 km. A língua nativa é o inglês, e possui uma população estimada em 330 mil habitantes. A economia é baseada na agricultura com enfoque no açúcar e na banana. O turismo é outro segmento que vem se desenvolvendo na economia daquela localidade, com destaque para os exuberantes lugares para mergulhar, as históricas ruínas maias e as encantadoras fauna e flora nativas.

Feira Nacional do Coco – Fenacoco

Evento que debate, discute e analisa
todos os parâmetros relativos ao universo do Coco.

Hotel Praia Centro, dias 10, 11 e 12 de agosto de 2022
Avenida Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema

Contatos: Eleazar Barbosa: (85) 989268633 & Bezerra de Menezes: (85) 999553553

www.fenacoco2022.com.br

Veja mais

Márcio Correia

Graduado em Psicologia e Inglês, pela UMHB, nos EUA, e com cursos de aperfeiçoamento em gerenciamento e marketing feitos ao longo de sua vida, Márcio é um entusiasta e adora gente, cultura, festas e novidades. Já morou nos EUA por muitos anos e sempre que pode encontra novos lugares para conhecer. Acumula boas experiências nas áreas da música, moda, design, arquitetura e organização de eventos. Já foi colunista em um jornal local e atualmente organiza eventos sociais e empresariais, além de ser professor de inglês e assinar a coluna OCASIONAIS para o Portal ConceituAdo

Recomendado pra Você

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios